Sobre mim

Sempre gostei de atletismo. Na época de colégio adorava as aulas de educação física em que tinha corrida, saltos em distância, altura, etc.
Gostava também dos Testes de Cooper, apesar de nunca ter conseguido dar muitas voltas na quadra de esportes. Não tinha muito fôlego.
Quando mais novo fui escoteiro. Adorava as jornadas longas.
Descer a Serra da Graciosa a noite tendo como iluminação apenas o luar...
Tomar chuva no caminho e ficar com as pernas assadas porque estavamos de calça jeans e a mochila tinha ficado no Fiat 147 que quebrou no caminho e atrasou... Acampar no Recanto Mãe Catira e seguir até a  cidade de Morretes-PR no dia seguinte, dessa vez com roupa mais adequada, mas andando torto por causa das assaduras.
Já subi o Pico do Olimpo (1539, 361 m) na Serra do Mar e de lembrança trouxe o tornozelo direito fraturado. Escorreguei na trilha e sentei em cima do pé. Tive que descer o resto caminho com o tornozelo inchado e pra ajudar o trem ainda atrasa...
Fiz a Trilha do Telégrafo - Guaraqueçaba à Cananéia, no litoral paranaense, com lama até o joelho o caminho inteiro...
Apesar de todo o sofrimento são lembranças que marcam e deixam saudades.
De vez em quando dava umas corridinhas pelo bairro e às vezes distâncias maiores (10-15Km talvez).
Era coisa de guri. Simplesmente acordava pela manhã - "Vou correr" - e saía sem rumo...

Mas a vida de vez em quando nos prega algumas peças...
Em 1992 fui diagnosticado com Carcinoma embrinário de testículo com áreas focais de teratoma imaturo; traduzindo: um tumor no testículo direito. Só restava retirar o testículo e fazer quimioterapia.
Cerca de 6 anos depois tive um Pneumotórax espontâneo no pulmão esquerdo, isto é, o ar vazava do pulmão para a cavidade torácica dificultando a respiração. Segundo o médico, devido ao crescimento rápido o pulmão não se formou adequadamente e a parte superior ficou com algumas bolhas que romperam deixando o ar escapar.
Um pouco dessa história você pode ler nesse post Momento Desabafo (28/03/2010).

Passado tudo isso e após um ano, um ano e meio fazendo academia ouvi dois professores de lá comentando sobre as corridas de rua. Isso em 2006. Nessa época não havia toda essa "febre" e divulgação das provas por aqui.
No final daquele ano resolvi encarar a primeira prova de 10Km. Só corria na esteira, fazia musculação e algumas aulas de spinning.
E tinha que escolher justamente a etapa mais difícil do calendário. Largada em aclive acentuado e em duas etapas. Você corre uns 200m talvez, vira a esquina (nesse ponto está um pouco mais plano) pensando que acabou a subida e dá de cara com outra. Pra mim foi quase uma "maratona". Fechei a prova em cerca de 01h15min. Uma semana praticamente acabado, sem conseguir andar direito, dores nas pernas e no corpo.
E agora, após dois anos de adiamento, querendo fazer a maratona mas sem coragem pra encarar por falta de preparo, estou treinando com afinco para encarar os 42,195Km.

De tudo ficaram três coisas:
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que precisamos continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar...
Portanto devemos:
Fazer da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro...

- Fernando Sabino -

Postagens mais visitadas deste blog

3a Etapa SMELJ

Long long Journey

Final de semana em casa