Balanço da Temporada



Fazendo um balanço, foi uma temporada bastante gratificante, mas ao mesmo tempo bastante difícil.
Este ano foi o início de treinos visando melhores resultados e com foco na primeira maratona.
Até então os treinos eram por conta e quando tinha vontade.
No início não foi fácil. Treinos de velocidade que nunca tinha feito, tentar acertar o ritmo, tentar encontrar o limite entre A1,A2 e A3, tentar conseguir mais fôlego... acho que dá pra chamar de "o ano das tentativas".
O primeiro treino de 25 Km, o primeiro de 30 Km fechado em mais de 4h e acabado durante uma semana...
Mas aos poucos os resultados foram chegando. Mais resistência, baixa nos tempos dos 10Km e Meia Maratona.
Sentir a melhora em provas Cross Contry com subidas duras e conseguir manter um ritmo relativamente forte.

Normalmente os treinos já são fisica e mentalmente difíceis, mas com problemas pessoais de saúde e na família, são pra desestruturar bastante; chegando ao ponto de pensar em abandonar as corridas em definitivo.
Desde o ano passado vinha seguindo com crises de tontura, enjoos, ouvido esquerdo infeccionado e descoberta de um Colesteatoma (http://www.saudeauditiva.org.br/artigos/artigos_detalhe.asp?id=8)...
Em janeiro fiz a cirurgia no ouvido esquerdo para resolver esses problemas. Foi colocado uma prótese para reconstrução ossicular (martelo, estribo e bigorna) devido a remoção dos mesmos em cirurgia anterior. Era pra melhorar um pouco a perda auditiva. Mas em vez de melhorar, as crises de tontura ainda continuaram e juntou-se a elas um zumbido constante, variando apenas de intensidade, no ouvido direito e com perda auditiva. Tudo isso atrapalhou bastante os treinos em alguns momentos. Qualquer  treino para ser bem sucedido é preciso concentração, se desligar dos problemas. Algumas vezes não tinha como. O corpo dizia que dava pra treinar, que estava bem, mas a mente dizia que não. Quando a briga é entre o corpo dizer que não dá e a mente dizer que forçando um pouco mais dá, ainda é possível se sair bem. Mas quando é o inverso...

Em outubro fiz a minha primeira maratona e internacional ainda. Não foi tão boa quanto eu esperava. Além da crise de tontura às 3h da manhã no dia da maratona, que desetruturou bastante, ainda tiveram os passeios a pé nos dias anteriores pra conhecer a cidade. Não concluí no tempo almejado, terminei a prova com muitas dores, o que tirou a alegria por concluir uma distãncia tão sonhada e tão difícil.

Em novembro, pouco mais de um mês depois, minha segunda maratona. Mais confiante, "no quintal" de casa. Apesar de saber ser muito difícil melhorar tempos em provas longas seguidas, ainda tinha a esperança das sub 4h. Mas novamente as dores incomodaram bastante e novamente tiraram o brilho.
Eu posso chegar sem fôlego, no limite das forças, mas se chegar com dor, acaba com meu dia.
Ano que vem promete ser ainda mais difícil; com o trabalho e aula, os treinos terão que ser transferidos para a madrugada.

Alguém disse que seria fácil? Que venha 2011!

Deixo meus agradecimentos em primeiro lugar para a Vivi, uma amiga muito querida e muito especial.
Ao meu treinador Alexandre Perdão e aos amigos Corredores de Rua de Curitib@.
Que tenhamos todos um excelente Natal e um 2011 de muitas conquistas!

Comentários

  1. Wolf, parabens pelo ano, muitas vitorias pessoais e conquistas. Lucio

    ResponderExcluir
  2. Valeu Lucio! Foi um ano duro, mas consegui completar a primera Maratona e engatar um segunda logo em seguida. E vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  3. Wolf, Parabéns guerreiro, o importante é sempre ter vontade e acreditar que tudo da certo.
    como vc mesmo disse: alguém disse que seria facíl??? na vida do atleta mesmo que amador, não tem nada facíl, rsrsrsr
    simbora que venha 2011...
    parabéns!!!
    www.marlipalugan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Traçar metas e ir atrás delas é o que nos move. Mais interessante que a chegada é o caminho, principalmente aqueles bem trilhados.

    Parabéns pelo ano e pela escolha do visual. Curti (por que será?rs).

    Grande sucesso em 2011 piá!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

3a Etapa SMELJ

Long long Journey

Final de semana em casa