3ª Corrida das Águas

Hoje participei da 3ª Corrida das Águas, na Colônia Mergulhão - São José dos Pinhais. Primeira vez que faço esta prova.
É uma prova Cross Country. Largamos em estrada de paralelepípedo, depois uns trechos de antipó e finalmente o saibro na maior parte do caminho.
O percurso é puxado, com várias subidas a partir do Km 4,5 - 5 e a última uns 300-400m antes da chegada.
Corri com tênis Salomon XA COMP 3, o que me transmitiu mais segurança nos terrenos acidentados.

Ontem a noite conversando com a Vivi pelo msn ela me passou algumas dicas sobre o terreno... Início e final paralelepípedo, subidas em estrada de chão, sol castiga um pouco na subida... Confesso que só lembrei das últimas palavras "se concentra...e senta o pé!".
Antes de ir dormir ainda dei uma olhadinha nas dicas da Runner's World Brasil "Lições para correr em pirambeiras de terra e asfalto".
Mais uma olhadinha nesse vídeo Coming Back to Life - Triathlon IronMan, que combina a música Coming Back to Life, do Pink Floyd, com cenas do Ironman. Sensacional!
E não podia faltar o vídeo que fiz para minha grande amiga antes do Long Distance. Vivian, não há como não se motivar ao ver suas conquistas! Muito obrigado pelas dicas!

A corrida

Antes da largada umas voltinhas pra aquecer e não chegar frio nas subidas. Tentei largar mais lento devido ao piso irregular mas não teve jeito, as pernas estavam ditando o ritmo e quando percebi já estava em ritmo de asfalto naquele piso.
Até o Km 4 mantive o ritmo de 5 min/Km cravados. Nesse último quilômetro até cheguei a passar um pouco abaixo, com 19,45min até então. Daí em diante começaram as subidas e o ritmo caiu um pouco.
Passos curtos nas subidas e nos trechos de descida e terreno plano passadas largas e lembrando da dica "concentração e pé embaixo!".
Próximo do Km 7 comecei sentir umas pontadas abaixo das costelas no lado direito. Provavelmente da respiração. Tive que diminuir um pouco o ritmo.
Mas assim que melhorou, pé embaixo de novo.
Infelizmente houve falha da organização; tivemos posto de água no Km 2,5 e depois só no Km 8-9. Estava previsto no regulamento 3 postos no percurso: Km 2,5 - 5 - 7,5.
Com certeza isso também afetou o desempenho pois depois de tomar água no último posto parece que revigorou. Deu para puxar mais um pouco o ritmo.
Mas a última subida acabou de vez com a esperança de terminar com um tempo próximo a última prova. Não tinha mais forças pra dar passadas mais largas. Fui administrando num ritmo um pouco mais lento e buscando o resto de forças para um quase sprint nos metros finais.
Cheguei, sentei na cadeira e acho que fiquei lá bem uns 3 minutos até recobrar o fôlego e as forças. Antes disso não tinha nem condições de retirar o chip.
Foram 10,6 Km fechados em 56:51min.
Poderia ter ido melhor? Possivelmente.
Como não conhecia o caminho mantive o ritmo um pouco mais lento em algumas curvas, sem tentar acelerar, pois não sabia se haveria uma subida em seguida.
Mas estou feliz com o resultado. Segunda prova do ano e pouco mais de um mês de treinos depois da cirurgia do início do ano.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço da Temporada

14ª Maratona de Curitiba

3a Etapa SMELJ