3ª Corrida das Águas

Hoje participei da 3ª Corrida das Águas, na Colônia Mergulhão - São José dos Pinhais. Primeira vez que faço esta prova.
É uma prova Cross Country. Largamos em estrada de paralelepípedo, depois uns trechos de antipó e finalmente o saibro na maior parte do caminho.
O percurso é puxado, com várias subidas a partir do Km 4,5 - 5 e a última uns 300-400m antes da chegada.
Corri com tênis Salomon XA COMP 3, o que me transmitiu mais segurança nos terrenos acidentados.

Ontem a noite conversando com a Vivi pelo msn ela me passou algumas dicas sobre o terreno... Início e final paralelepípedo, subidas em estrada de chão, sol castiga um pouco na subida... Confesso que só lembrei das últimas palavras "se concentra...e senta o pé!".
Antes de ir dormir ainda dei uma olhadinha nas dicas da Runner's World Brasil "Lições para correr em pirambeiras de terra e asfalto".
Mais uma olhadinha nesse vídeo Coming Back to Life - Triathlon IronMan, que combina a música Coming Back to Life, do Pink Floyd, com cenas do Ironman. Sensacional!
E não podia faltar o vídeo que fiz para minha grande amiga antes do Long Distance. Vivian, não há como não se motivar ao ver suas conquistas! Muito obrigado pelas dicas!

A corrida

Antes da largada umas voltinhas pra aquecer e não chegar frio nas subidas. Tentei largar mais lento devido ao piso irregular mas não teve jeito, as pernas estavam ditando o ritmo e quando percebi já estava em ritmo de asfalto naquele piso.
Até o Km 4 mantive o ritmo de 5 min/Km cravados. Nesse último quilômetro até cheguei a passar um pouco abaixo, com 19,45min até então. Daí em diante começaram as subidas e o ritmo caiu um pouco.
Passos curtos nas subidas e nos trechos de descida e terreno plano passadas largas e lembrando da dica "concentração e pé embaixo!".
Próximo do Km 7 comecei sentir umas pontadas abaixo das costelas no lado direito. Provavelmente da respiração. Tive que diminuir um pouco o ritmo.
Mas assim que melhorou, pé embaixo de novo.
Infelizmente houve falha da organização; tivemos posto de água no Km 2,5 e depois só no Km 8-9. Estava previsto no regulamento 3 postos no percurso: Km 2,5 - 5 - 7,5.
Com certeza isso também afetou o desempenho pois depois de tomar água no último posto parece que revigorou. Deu para puxar mais um pouco o ritmo.
Mas a última subida acabou de vez com a esperança de terminar com um tempo próximo a última prova. Não tinha mais forças pra dar passadas mais largas. Fui administrando num ritmo um pouco mais lento e buscando o resto de forças para um quase sprint nos metros finais.
Cheguei, sentei na cadeira e acho que fiquei lá bem uns 3 minutos até recobrar o fôlego e as forças. Antes disso não tinha nem condições de retirar o chip.
Foram 10,6 Km fechados em 56:51min.
Poderia ter ido melhor? Possivelmente.
Como não conhecia o caminho mantive o ritmo um pouco mais lento em algumas curvas, sem tentar acelerar, pois não sabia se haveria uma subida em seguida.
Mas estou feliz com o resultado. Segunda prova do ano e pouco mais de um mês de treinos depois da cirurgia do início do ano.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3a Etapa SMELJ

Long long Journey

Final de semana em casa